0 0
Read Time:4 Minute, 18 Second

Com entrada gratuita, uma instalação interativa com oficinas de desenho e colagem na Praça Central do shopping traz monumentos icônicos, blocos residenciais e mapa da Esplanada levará as crianças a se divertirem como gigantes na cidade planejada por Lúcio Costa, com monumentos de Oscar Niemeyer e estreitar os laços afetivos com o lugar onde moram

Brasília, uma cidade que surgiu de um desenho feito para gente grande, agora vai virar brincadeira na mão e nos pés da garotada.

Para celebrar o mês das crianças, o Casapark vai presentear o público infantil com uma experiência lúdica e inusitada que brinca com as escalas propostas pelo urbanista Lúcio Costa e traz muita diversão com informação sobre a capital federal. 

De 7 a 16 de outubro, a Praça Central do shopping recebe o projeto Brasília para Gigantes, onde as crianças se sentirão enormes em sua cidade, poderão atravessá-la em poucos passos, construir uma catedral, escorregar no Teatro Nacional e caminhar sobre os blocos das superquadras.

Com entrada gratuita, a visitação acontece das 10h às 22h. No sábado e no domingo, a visitação acontece com a presença de monitores com sessões de uma hora e 20 minutos cada, iniciando a partir das 13h40, mediante inscrição gratuita pelo site do evento https://www.shopping.casapark.com.br/brasilia-para-gigantes. As atividades são indicadas para crianças de 4 a 10 anos.

A Brincadeira começa Explorando o Eixo. Logo no início do trajeto, as crianças serão apresentadas a um mapa do Eixo Monumental, como num jogo de tabuleiro, contando fatos e curiosidades sobre Brasília e a Esplanada. Foram utilizadas a Escala Monumental e Gregária de Brasília para incentivar as crianças a conhecerem o coração da cidade. Na sequência, os pequenos visitantes são encorajados a se transformarem em grandes construtores. Elas irão aprender a montar uma miniatura da Catedral Metropolitana de Brasília em uma escala que cabe na palma da mão e ainda levar para casa a obra criada originalmente por Oscar Niemeyer.

Um teatro de escorregador. Nessa parte da brincadeira, pequenos gigantes poderão se divertir em um escorregador que remonta o famoso Teatro Nacional Cláudio Santoro, ícone de Brasília.  A Escala Monumental da cidade foi escolhida para essa experiência.

Subindo nos blocos. A essa altura do circuito, a criançada vai ficar gigante dentro da representação da super quadra – SQS 308 em escala 1/100. É uma atividade para que eles explorem a quadra modelo e suas particularidades. Aqui, as crianças vão conhecer os protagonistas da idealização de uma superquadra: O urbanista Lúcio Costa, o paisagista Burle Marx, o artista Athos Bulcão e os arquitetos Oscar Niemeyer, Marcello Campello e Sérgio Rocha.

Conhecendo a Catedral. Como o segundo maior elemento do projeto, esta etapa aborda o conceito da Escala Monumental. Aqui é onde os pequenos vão se sentir gigantes ao lado de um dos maiores ícones da nossa cidade, a Catedral Metropolitana. Essa está representada em esqueleto para entenderem como foi projetada e construída.

Pintando a cidade fecha o circuito de visitação. É a hora em que a criatividade da garotada entra em ação. As crianças vão ter a oportunidade de pintar os ícones da nossa cidade. Foi utilizada a microescala (monumental) para estimular a criatividade e as habilidades motoras das crianças.

Apaixonados por Brasília

O projeto Brasília para Gigantes surge da união de três arquitetos/designers apaixonados por Brasília. “O Brasília para Gigantes surgiu da ideia de conscientizar os mais novos sobre a história da nossa cidade e da arquitetura brasiliense”, afirmam os idealizadores do projeto Ingrid Lopes, Caio Monteiro e Matheus Carvalho. “Durante nossa formação em arquitetura somos apresentados a conceitos e características da nossa cidade que influenciam nossa vida diariamente e que muitas vezes passam despercebidos ao público em geral e até mesmo para nós mesmos, pois nos tornamos acostumados ao cotidiano da cidade e ao seu modo de viver. Queremos abrir os olhos para o fato de que Brasília é uma cidade singular e muito especial, que precisa ser valorizada e preservada, por isso acreditamos no papel das gerações mais novas em transmitirem e espalharem essa atenção e esse carinho por Brasília. A ideia é despertar um vínculo afetivo entre o lúdico e o real, através da brincadeira do aprendizado, não apenas entre as crianças como também entre elas e suas famílias, amigos e colegas”, completam

Serviço:

Brasília para gigantes

Oficinas, brincadeiras e jogos interativos

Onde | Praça Central

              Casapark

Faixa etária | para crianças de 4 a 10 anos

Entrada | gratuita

Quando | De 7 a 16 de outubro

Horários Sem monitores| De segunda a sexta, das 10h às 22h

Horários com monitores | Sábado e domingo, a partir das 13h40

Inscrições | https://www.shopping.casapark.com.br/brasilia-para-gigantes

Idealização | Ingrid Lopes, Caio Monteiro e Matheus Carvalho

Realização | Casapark e Limonada Project

Endereço | SGCV Lote 22, Brasília – DF

Contatos | +55 (61) 3403-5300

                    @casapark

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %