0 0
Read Time:5 Minute, 30 Second

Projeto conta com programação quinzenal para o brasiliense curtir os finais de semana com dança, programação infantil, rodas de choro e muita música, no centro da Capital Federal

O Ministério da Cultura, a Shell e o Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM) partem para a segunda semana do Complexo Cultural do Choro de Brasília, com muita arte, cultura e entretenimento no tradicional Espaço Cultural do Choro. O projeto é realizado quinzenalmente e se estende até janeiro de 2024. Nos dias 3 e 4 de junho, o público terá a oportunidade de conhecer diversas expressões culturais produzidas no Distrito Federal e no Brasil para o público de todas as idades. A atração principal deste fim de semana será o Choro Livre convida, com participação especial de Nelson Faria, artista com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente e que iniciou a sua carreira musical aqui na Capital Federal, na década de 1980.

“Toda a expectativa que geramos, desde a idealização do Complexo Cultural do Choro, não foi em vão. A abertura do projeto superou as nossas expectativas, valorizando a cultura e fomentando o empreendedorismo. É gratificante oferecer tantas riquezas e diversidade cultural ao entretenimento do brasiliense por meio deste projeto”, ressalta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

A tradicional “Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello” voltará a se apresentar no sábado, 3 de junho, a partir das 10h, seguida da tradicional Feijoada, evento tradicional da casa.

“É uma grande honra poder compartilhar o trabalho da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello em um projeto tão importante para a cultura brasileira, como este do Complexo Cultural do Choro. Ao som do choro, os brasilienses têm a oportunidade de apreciar o gênero musical que expressa com tanta riqueza e autenticidade a música instrumental brasileira”, destaca Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro de Brasília.

No domingo, 4 de junho, as atrações começarão às 16h, para reunir a criançada no “Piquenique Chorão”. O espetáculo da vez será “O Romance do Vaqueiro Voador”, com Chico Simões do grupo Mamulengo Presepada, ligado ao universo do Teatro Popular de Bonecos do Nordeste. A obra foi premiada como melhor espetáculo no Festival Nacional de Teatro, em Florianópolis, em 1997. O Romance do Vaqueiro traz alguns personagens clássicos da cultura popular, além de parentesco próximo com os personagens da Commedia Dell`Arte; Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou Lá Hoje e Baltazar. Outros já são bem brasileiros, como Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai, entre outros. O roteiro pode variar também de brincadeira para brincadeira, mas sempre tratará de questões particulares que se universalizam por identificação com qualquer plateia.

Nelson Faria será o convidado da roda de choro com o instrumental “Choro Livre”, às 17h no Clube do Choro.  Nascido em Minas Gerais, violonista, guitarrista, compositor e arranjador mineiro-brasiliense, iniciou a sua trajetória musical aqui na capital, na década de 1980. Nelson já se apresentou em cerca de 35 países, subindo ao palco dos mais importantes festivais internacionais de Jazz. A sua carreira conta com 18 álbuns e um DVD, além da participação em mais de 200 discos de diversos artistas nacionais e internacionais, como músico e arranjador. Em seu currículo há também as publicações de oito livros didáticos, sendo dois editados nos Estados Unidos, Itália e Japão. Atualmente o artista é host do canal “Um café lá em casa”, no Youtube, que já ultrapassou a marca de 300 mil seguidores. Lá, Nelson recebe amigos artistas para bater papo sobre vida, carreira e, claro, muita música.

Para encerrar o final de semana em clima de festa e abrir a pista de dança para o público, a programação terá o “Domingo no Clube”, às 19h30, com o Trio Fusion. O grupo nasceu no carnaval de 2018, em Pirenópolis (GO), graças à magia dos encontros que a cidade proporciona. Sua formação atual é: Rafael Alabarce (gaita cromática), Bety Vinyl (percuteria oriental Fusion) e Bruno Yakalos (violão 7 cordas/ bouzouki). O nome do trio se dá por percorrer por vários estilos musicais, como a música brasileira, árabe e mediterrânea, além da música latina, como o tango, que é uma de suas maiores expressões. 

OFICINAS

Ao longo do projeto serão realizadas quatro oficinas com temáticas vinculadas à música e destinadas aos alunos de instituições públicas do Distrito Federal. A primeira delas tem como tema “O tempo e o som do Brasil do século XX – das bandas às rádios”. Dentro do mesmo tema, as demais oficinas abordarão “O surgimento da MPB”, “O Brasil Globalizado” e “A música do século XXI do micro ao macro”. Todas as atividades serão ministradas pelo professor e músico Gabriel de Campos Carneiro, que em sua formação acadêmica possui um curso técnico em Música pela EMB, sendo graduado em História pela Universidade de Brasília, mestre em Música (com a dissertação “O Choro de uma Cítara”) e em História (com a dissertação No Rastro dos Cangaçeiros), ambas pela UnB. Serão disponibilizadas 190 vagas por oficina, sendo 50% delas direcionadas para alunos de escolas públicas de música visando a formação para o ecossistema da música e a capacitação de jovens para o ambiente profissional.

Sobre a Shell Brasil:

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Confira a programação do primeiro final de semana de junho:

3 de junho, sábado

10h – Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello 

4 de junho, domingo

16h – Piquenique Chorão, com o espetáculo  “O romance do vaqueiro voador” com Chico Simões

17h – Choro Livre convida Nelson Faria

19h30 – Domingo no Clube, com Trio Fusion

Serviço

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dias: 3 e 4 de junho (sábado e domingo)

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental.

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para todas as programações do domingo e Roda de Choro

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Para outras informações, estou à disposição. —

Adriana Morais
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %