Cursos profissionalizantes e atendimentos psicossociais para comunidade integram a programação do projeto Segunda Chance. As inscrições estão abertas e as atividades começam no início do segundo semestre
Em 2021, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior número de adolescentes que já usaram drogas ilícitas. De acordo com o levantamento, um a cada cinco jovens brasilienses, de 13 a 17 anos, teve contato com entorpecentes, representando 21% dessa população. Essa taxa quando comparada com a média nacional, que é 13%, está bem à frente das outras regiões.
O cenário é preocupante e desperta a atenção não só dos poderes públicos, mas de entes da sociedade civil. Com o objetivo de reduzir o número de usuários e aumentar a prevenção, em especial entre os jovens, a Associação Luta Pela Vida, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, anuncia mais uma etapa do projeto “Segunda Chance”. Desta vez, as atividades serão desenvolvidas no Paranoá, com programação gratuita e diversificada. As inscrições podem ser feitas pelo link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSediMsURipJ-FzBkQ6q7H9uvLKf1XFbV9QFfhCYDx6OEBaLxg/viewform).
Fortalecimento pessoal e profissional
Capacitar as pessoas por meio de atividades formativas e fortalecer os vínculos interpessoais estão entre os pilares principais do projeto, que ocorre a partir de 7 de agosto, ao lado da Administração do Paranoá. Atendimentos psicossociais e oferta de cursos para DJ, Fotografia e Informática Básica, além de palestras introdutórias, integram a programação do Segunda Chance.
“Fizemos a última edição em Samambaia e reforçamos a importância de conscientizar nossos jovens e toda a comunidade sobre os malefícios do consumo de drogas. É triste perceber que os números alarmantes de dependentes químicos aumentam a cada ano, mas não podemos nos calar diante dessa realidade. Precisamos agir e fazer a diferença na vida dessas pessoas e da sociedade como um todo.”, explica Rômulo Sulz, presidente da Associação Luta pela Vida.
Serviço:
Projeto Segunda Chance
Onde: Paranoá (lado da Administração)
Quando: A partir de 7 de agosto
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSediMsURipJ-FzBkQ6q7H9uvLKf1XFbV9QFfhCYDx6OEBaLxg/viewform
Mais informações: @segundachancedf
Informações: (61) 99325-2216
Fonte: Manuela Moura