0 0
Read Time:2 Minute, 10 Second

Athos Bulcão espalhou cores, formas e relevos e os integrou à paisagem de Brasília. Há criações do artista que se tornaram símbolos da cidade. Como olhar a estrela e a pomba da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima sem pensar, imediatamente, na nossa Capital?

Contudo, a rica produção de Athos Bulcão vai muito além dos belos painéis de azulejos. Esse artista genial e versátil é mostrado no 2º volume da coleção Mestres Cobogós, escrito pelas integrantes do Coletivo Editorial Maria Cobogó Ana Maria Lopes e Marcia Zarur. Com um projeto gráfico esmerado,
reproduções de alta qualidade de suas obras (especialmente as que estão em Brasília), e uma pesquisa profunda sobre a sua biografia, o livro Athos Bulcão traz a história de vida do artista, seu encantamento pela cidade e a maneira como ele trabalhava.

A história é transferida ao universo infanto-juvenil, com uma linguagem atraente para as novas gerações. Mas o livro é indicado para todas as idades, já que a obra do mestre desperta as infâncias adormecidas até nos leitores mais velhos. Acompanham os exemplares um encarte pedagógico, criado pela psicopedagoga Solange Cianni, também integrante do Maria Cobogó, com sugestões para que pais e professores desenvolvam trabalhos relacionados ao conteúdo do livro.

O livro Athos Bulcão será distribuído gratuitamente em escolas da rede pública do Distrito Federal, graças ao Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF. Serão 500 exemplares
que vão ficar disponíveis nas bibliotecas das escolas e doados aos estudantes que participam dos Clubes de Leitura das escolas CEF 1 no Cruzeiro, CEF 5 no Paranoá, CEF 15 no Gama e CEDLAN no Lago Norte, integrantes do premiado projeto de incentivo à leitura Calangos Leitores.

Para o público em geral, o livro estará à venda no lançamento na Fundação Athos Bulcão, na próxima quinta-feira, 29/09/22. Com mais este volume, a coleção Mestres Cobogós segue mostrando, de forma lúdica, leve e informativa, a biografia de personagens e artistas que deixaram a sua marca na cidade e contribuíram para que Brasília tivesse mais força e beleza nas artes plásticas, no paisagismo, no teatro, na engenharia, na arquitetura e na música, entre outras áreas.

O Coletivo Maria Cobogó é formado por mulheres escritoras de Brasília, que querem dar visibilidade à literatura produzida na cidade. O Coletivo já publicou mais de 20 livros em 4 anos de existência.


SERVIÇO:
Lançamento do livro Athos Bulcão,
das escritoras Ana Maria Lopes e Marcia Zarur
2o volume da Coleção Mestres Cobogós
Dia: 29/09/22
Local: Fundação Athos Bulcão – 510 Sul, bloco B, loja 51
Horário: das 18:00 às 21:30

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %