0 0
Read Time:4 Minute, 18 Second

Comemorado em todo o país e também no GSH Banco de Sangue de Brasília na próxima sexta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, além de homenagear os heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras, pois o sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para milhares de pacientes internados, que seguem em tratamentos.
 

E, para celebrar a data, o GSH Banco de Sangue de Brasília lançou a nova edição da campanha “Novembro Vem Doar”, apresentando o mote “Um sentimento que nos une”.
 

O objetivo deste ano, além de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, é também uma forma de homenagear os doadores que estão sempre se disponibilizando generosamente em favor do próximo. Os doadores são convidados a participar deste mês de homenagem ajudando o próximo e, ao efetuarem sua doação, receberão um mimo alusivo à campanha, até durarem os estoques.
 

O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8 dos brasileiros doam sangue regularmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário que pode salvar até 4 vidas.
 

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados, o que reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.
 

O profissional estatístico Rodrigo Cavalcanti conta que sua primeira doação de sangue foi feita para ajudar o pai de um amigo que estava enfermo. “Alguns meses depois, recebi o contato do Banco de Sangue informando que eu poderia ser compatível com a doação de plaquetas e, desde então, já pude realizar quatro doações. É a certeza de que estamos auxiliando alguém em um momento complicado e de necessidade. Podemos ajudar muito, fazendo pequenas ações, como a doação de sangue”, diz.
 

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue até 3 vezes por ano, observando um intervalo de 3 meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações.
 

Ana Luiza Araújo, coordenadora regional de captação do Banco de Sangue, ressalta a importância de homenagear os doadores, assim como a expectativa de que a campanha mobilize mais pessoas para que se tornem doadoras frequentes.
 

“Esse é um momento muito especial em que agradecemos a todas as pessoas que dedicam uma parte do seu tempo para virem até o Banco de Sangue doar ‘vida’ e esperança para quem está enfermo e precisa do componente sanguíneo para se restabelecer”, afirma.
 

O GSH Banco de Sangue de Brasília atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 18h, na SGAS 915 — Asa Sul — 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star).
 

Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.
 

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
  • Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

  • Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
  • Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
  • Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
  • Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Serviço:

GSH Banco de Sangue de Brasília

Endereço: SGAS 915 — Asa Sul — 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)

Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648

Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 18h

Estacionamento gratuito para doadores no local.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %