*Por Beny Schmidt, patologista neuromuscular da UNIFESP e do centro Almaā Healing Group
Inteligência Neuromuscular é o conhecimento que se adquire ao compreendermos as propriedades dos músculos, em especial os músculos esqueléticos. Por exemplo: como se contraem e geram força, como se relaxam, como ocorrem as hipertrofias, as atrofias, as hipertonias e hipotonias. Além disto, aprendemos a reconhecer a unicidade do ser humano, como determinada pessoa reage aos exercícios e, por fim, as principais definições fisiológicas que ocorrem nos músculos nessas situações.
Utilizamos este conhecimento para o tratamento e a reabilitação de pacientes, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida. Aos atletas, mostramos o caminho seguro para competições de alto rendimento.
Estes conhecimentos são colocados em prática nos tratamentos de reabilitação de pacientes com doenças neuromusculares degenerativas, de pacientes que sofreram acidentes e perderam movimentos, ou até mesmo na prevenção de outras doenças ou da sarcopenia, alteração da musculatura esquelética pela redução da força e da massa muscular secundária.
O tratamento integrado e de alta performance promove uma melhora expressiva na qualidade de vida, na autonomia dos pacientes (com o objetivo de eliminar a dependência para fazer atividades rotineiras, como vertir-se, banhar-se) e no aumento da longevidade das pessoas que possuem doenças neuromusculares degenerativas. Importante ressaltar que, muitos destes pacientes, haviam sido desacreditados anteriormente, em outros diagnósticos e condutas diversas.
Para desenhar cada tratamento, são necessários estudos clínico e fenotípico de cada paciente. Sendo assim, é possível identificar a real condição clínica de cada um e sua vida atual psicossocial, que reflete significamente no resultado da reabilitação.
Conheça alguns dos tratamentos que fazem parte da inteligência neuromuscular:
Atividade física
A atividade física provoca o estímulo através de um movimento voluntário. A partir disto, temos a ativação do neurônio motor superior, que ativa o neurônio motor inferior para o músculo contrair. Tudo começa e termina no sistema nervoso. Além dos diversos benefícios da atividade física, também podemos destacar a melhora grande na memória do aprendizado e na parte cognitiva. O que traz um benefício enorme no tratamento de doenças neuromusculares degenerativas.
Fisioterapia aquática
A fisioterapia aquática é indicada para pacientes que apresentam qualquer dificuldade na marcha, seja por sarcopenia muscular ou por desequilíbrios. Portanto, são executados exercícios proprioceptivos e outros para o fortalecimento muscular, proporcionando ganho de massa muscular magra, confiança e autonomia.
Fisioterapia motora
Consiste em exercícios no solo que proporcionam o ganho de massa muscular através da inteligência neuromuscular, auxiliando no tratamento de doenças osteomusculares e melhorando o equilíbrio e a propriocepção de quem sofreu algum trauma ou tem alguma doença neuromuscular degenerativa.
Musicoterapia
A musicoterapia utiliza a música e instrumentos musicais como ferramentas terapêuticas, possibilitando o desenvolvimento por meio do potencial criativo de cada ser humano. É como permitir que o fluxo sonoro modifique padrões físicos e psíquicos de comportamento, atuando diretamente nos sistemas neurossensorial, rítmico e metabólico.
Quando cantamos e tocamos algum instrumento, ativamos áreas cerebrais que controlam a fala, o movimento, a memória, dentre outros sentidos. Os sons e a música acessam ‘mecanismos’ orgânicos possíveis de ‘reparos’. Portanto, conseguimos obter melhoras na fala, no movimento físico, na memória, na concentração, além do aumento dos sentidos que proporcionam bem-estar, amenizando aspectos de ansiedade e depressão.
Não podemos deixar de ressaltar a importância do olhar humanizado do médico patologista neuromuscular e neurologista, assim como de toda a equipe multidisciplinar que cuidará dos pacientes.
A valorização da dignidade humana, envolvendo uma relação de confiança, empatia, aliança e assistência, é de extrema importância para um tratamento eficaz. Podemos dizer, com tranquilidade, que é possível nascer, viver e envelhecer com saúde.
Dessa forma, resgatamos a esperança e o prazer pela vida.
Sobre Beny Schmidt
Beny Schmidt é patologista neuromuscular, fundador do laboratório de patologia muscular da UNIFESP e do centro de Welness Almaā Healing Group. Ele e sua equipe são responsáveis pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de doze mil biópsias realizadas e mais de um milhão de pessoas atendidas pelo SUS ao longo dos últimos 40 anos.
O médico possui larga experiência na área da medicina esportiva, na qual já realizou consultorias para a liberação de jogadores no futebol profissional e atletas olímpicos. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Reffis, do São Paulo Futebol Clube, e do CECAP (Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano).
Seu pai, Benjamin José Schmidt, foi o responsável por introduzir no Brasil o teste do pezinho