Em sua 3ª edição, o projeto Profissão Esporte trabalha desde aspectos relacionados ao desempenho dos esportistas até questões burocráticas de incentivo ao esporte. As inscrições estão abertas!
A performance de um atleta vai muito além das quadras, dos campos, das piscinas e dos tatames. O esporte é uma ferramenta social essencial para diversos aspectos da vida dos indivíduos, seja ele praticado como lazer, como atividade educacional ou profissional. Além disso, o incentivo ao esporte pode trazer diversos benefícios para a sociedade como, por exemplo: aprimorar o relacionamento interpessoal, permitir a inclusão social, desenvolver disciplina e liderança e melhorar a saúde física e mental.
Neste processo, os cursos de formação e de capacitação de esportistas são fundamentais. Além de contribuírem para o desenvolvimento de talentos esportivos, eles instrumentalizam os atletas com conhecimentos teóricos e práticos e oferecem benefícios para toda a sociedade. Realizado pela Associação Luta Pela Vida, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o projeto Profissão Esporte acaba de chegar em sua 3ª edição na capital federal e está com inscrições abertas. O projeto, totalmente gratuito, ocorre até 26 de junho, na Faculdade Cerrado, na região administrativa de Taguatinga.
A iniciativa é voltada para o desenvolvimento de atletas de artes marciais, porém esportistas de outras modalidades também são bem-vindos. Entre os temas abordados estão: Lei de Incentivo ao Esporte, projetos de patrocínios e programas de incentivo ao esporte distrital e demais assuntos que irão contribuir para a performance dos atletas.
Alta performance
Dentro dos cursos é possível trabalhar algumas vertentes. A primeira relacionada ao desenvolvimento físico e à promoção da saúde e a segunda que olha para a orientação profissional, garantindo que os atletas em formação realizem exercícios adequados e sigam uma dieta balanceada, o que contribui para o crescimento e o desempenho esportivo. Além disso, ainda é possível trabalhar questões voltadas para o incentivo ao esporte, mais burocráticas.
Por fim, são discutidos valores como trabalho em equipe, disciplina, respeito e resiliência, essenciais para a formação de indivíduos responsáveis e comprometidos com o coletivo. Esses programas criam um ambiente propício para a construção de amizades duradouras e relacionamentos saudáveis, que podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional no futuro.
Com a orientação de profissionais experientes, os participantes têm a oportunidade de elevar o desempenho ao mais alto nível, adquirindo as habilidades necessárias para competições nacionais e internacionais. “Sou atleta de ciclismo na modalidade Mountain Bike. Projetos como este são importantes, pois visam oferecer oportunidades, conhecimento e gerar uma mudança positiva na sociedade em busca de uma perspectiva melhor. Sem contar o efeito positivo das aulas e a importância do esporte e da atividade física para a saúde”, conta a estudante de Educação Física e aluna do projeto Profissão Esporte, Rosielly Silva.
Composto por 120 horas/aula, contempladas em 10 disciplinas e 5 listas de exercícios para avaliação de aprendizagem, serão 300 vagas disponíveis, distribuídas em três turmas nos turnos matutino (08h às 12h), vespertino (14h às 18h) e noturno (19h às 23h). Os alunos, no final do curso, receberão um certificado de conclusão. Para se inscrever, basta entrar no link da bio do instagram @profissaoesporte61.
“Conheci o Profissão Esporte por meio das redes sociais. Por ver as matérias oferecidas no curso, me interessei para adquirir mais conhecimento na área profissional e tem agregado bastante, principalmente nas possibilidades na área como profissional de educação física, o curso tem me ajudado a ter um direcionamento em que área atuar futuramente”, conta Rosielly.
Serviço:
Profissão Esporte – 3ª edição
Data: até 26 de junho
Local: Faculdade Cerrado – Taguatinga
Inscrições: link na bio do instagram @profissaoesporte61
Mais informações: (61) 991937272
Manuela Moura | Mentha