0 0
Read Time:7 Minute, 40 Second

Em todos os dias de visitação a entrada é permitida somente até uma hora antes do fechamento do museu

Em continuidade às discussões sobre a Química do Amor, que mobilizaram a 3ª edição do Night Lab, a programação especial do SESI Lab deste sábado (17) e domingo (18) convidará o público a refletir sobre as relações humanas, a ética do amor, a tecnologia e como isso se conecta com as nossas vidas. 

Neste fim de semana, a programação cinematográfica do projeto “Luz no fim do túnel” traz grandes sucessos da telona que refletem sobre como a tecnologia pode mediar os afetos (ou desafetos). O filme de sábado (17) será HER, com exibição às 16h. No domingo (18), no mesmo horário, será exibido o Brilho Eterno de uma mente sem lembranças. Antes de cada sessão, a partir das 15h, é realizado debate com especialistas. 

A proposta da curadoria é refletir sobre os “des-afetos” e sua relação com a tecnologia. “Essa relação é benéfica? Quem poderia julgar o que é benéfico ou não? Estamos preparados para ter essa discussão? Aqui, falar sobre as facetas dos amores é também falar sobre ciência, tecnologia e ética amorosa”, pondera a gerente de Programação Cultural do SESI, Agnes Mileris.

Toda programação realizada no túnel é inteiramente gratuita, por ser um espaço localizado em área pública revitalizada pelo SESI Lab. Já para ter acesso ao museu é necessário retirar ingressos na Sympla ou na bilheteria física localizada na entrada principal. 

O funcionamento do SESI Lab é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e dispõe de uma ampla política de gratuidade. Cabe lembrar que em todos os dias de visitação a entrada é permitida somente até uma hora antes do fechamento do museu. 

Cinema de rua acessível para todo mundo

Com a inauguração do SESI Lab, em novembro de 2022, Brasília ganhou também mais um espaço para projeção de filmes, com entrada grátis, sistema 6.1 de som e projeção digital. O túnel do SESI Lab é um presente para os cinéfilos com uma programação para todas as idades, passeando por diferentes gêneros e experimentações. 
  
Com fácil acesso, mensalmente o espaço oferece mostras temáticas de curtas e longas-metragens no programa chamado “Luz no fim do túnel”. A programação conta com a curadoria de Rafaella Rezende e Renata Schelb, em conjunto com a equipe de Programação Cultural do museu. As obras escolhidas para a projeção refletem temas caros à contemporaneidade, trazendo sempre a ciência, a inovação e a tecnologia. 

Interatividade e poesia para refletir sobre as possibilidades do amor

Além das quatro galerias expositivas que reúnem cerca de 100 aparatos interativos e obras de arte de artistas renomados, o SESI Lab também promove semanalmente oficinas maker que estimulam a aproximação da arte, da ciência e da tecnologia no cotidiano de públicos de todas as idades. As senhas para participar das oficinas são distribuídas 30 minutos antes do início, no balcão de informações localizado na entrada principal do museu. Cada atividade tem capacidade para receber até 40 pessoas. 

No sábado (17) e no domingo (18), às 10h30, a escritora e jornalista Tatiana Sabadini promoverá a oficina Poemas que eu queria escrever para você.  A atividade de criação de poemas e de versos, como ferramentas para conhecer processos criativos de grandes escritoras e exercitar a escrita. A atividade é indicada para a partir de 14 anos, no Espaço Maker.

Nos dois dias, às 14h30, a oficina Mapas Afetivos utilizará a técnica da cartografia construída a partir de pontos de afeto entre as pessoas participantes e a cidade de Brasília. Ao refletir sobre o uso e o direito à cidade, o participante é convidado a construir um mapa com suas memórias sensoriais. A atividade é indicada para pessoas a partir de 10 anos. 

Tatiana Sabadini publicou os livros Diário de uma jovem escritora (2008), Confissões de quarta-feira (2018), Poemas que eu não queria escrever sobre você (2020) e Segundo 19 (2022) pela Editora Zouk. Desde 2020, organiza o Clube do Livr(ar), grupo de leitura de mulheres que leem mulheres, e criou os cursos “Escreva como uma mulher” e “Primeira Pessoa”. 
 

Capacitar para multiplicar conhecimento

No sábado (17), será realizado mais um encontro do “Café da Manhã com Professores”, das 10h30 às 12h, com palestra e visita guiada para conhecer as galerias do museu.  Profissionais das redes pública e privada de ensino podem se inscrever gratuitamente aqui. 

A atividade é realizada duas vezes ao mês, sempre aos sábados de manhã, como ação de formação para apresentar o SESI Lab a professores e educadores interessados em realizar visitas educativas agendadas. Na oportunidade é apresentado o programa educativo do museu, além das exposições, atividades e oficinas disponíveis, tudo com o intuito de discutir possibilidades de integração da visita interativa com o currículo escolar.
 

Café com vista panorâmica

Como opção de alimentação para tornar a experiência no complexo multiuso 100% interativo ainda mais completa, o café SESI Lab fica aberto no mesmo horário de funcionamento do museu: de terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. O acesso ao novo ponto gastronômico da cidade pode ser feito tanto pelo museu como pela plataforma superior (Eixo L), que fica de frente para o Conic. 

Confira a programação completa de sábado (17) e de domingo (18):

SÁBADO (17/6)

Das 10h30 às 12h30: Café da Manhã com Professores, no Experimento Lab

Das 10h30 às 12h30: Oficina Maker: Poemas que eu queria escrever para você, com Tati Sabadini

  • Vagas: 40 participantes
  • Faixa etária: A parir de 14 anos

Das 14h30 às 16h30 – Oficina Maker: Mapas afetivos, no Espaço Maker

  • Vagas: 40 participantes
  • Faixa etária: A parir de 10 anos

Das 15h às 18h: Luz no Fim do Túnel: Debate + Cinema no Túnel, gratuito

15h: Debate

  • Mediação: Renato Acha (Formado em Artes Visuais. Jornalista Cultural e Arte Educador)
  • Convidado: Suzette Venturelli (Prof. Aposentada do Departamento de Artes Visuais da UNB, pós do em Arte e Tecnologia. Curadora, artista e pesquisadora. Responsável pela linha de pesquisa em Arte e Tecnologia no Departamento de Artes de Brasília. Idealizadora da exposição #Art, com várias edições e passagem de muitos acadêmicos e estudiosos de Tecnologias em Arte)

16h: Exibição do Filme HER, 2013, 126 min., 14 anos.

  • Sinopse: Em HER, Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

DOMINGO (18/6)

Das 10h30 às 12h30: Oficina Maker – Poemas que eu queria escrever para você, com Tati Sabadini

  • Vagas: 40 participantes
  • Faixa etária: A parir de 14 anos

Das 14h30 às 16h30:  Oficina Maker: Mapas afetivos, no Espaço Maker

  • Vagas: 40 participantes
  • Faixa etária: A parir de 10 anos

Das 15h às 18h: Luz no Fim do Túnel: Debate + Cinema no Túnel, gratuito

15h: Debate

  • Mediação: Renata Schelb (Formada em Design. Curadora de cinema e Produtora da Amora Selvagem Filmes)
  • Convidado: Juliane Peixoto (Formada em Audiovisual. Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) do curso de Cinema e Vídeo. Curadora, diretora e pesquisadora)

16h: Exibição do Filme Brilho Eterno de uma mente sem lembranças, 2004, 108 min., 14 anos

  • Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental.

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, agora é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.


“O SESI Lab é um complexo multiuso capaz de promover experiências sensoriais e educativas a partir de um processo lúdico, divertido, estimulante, participativo e, sobretudo, democrático. Um museu para todos os públicos e portas abertas para toda comunidade”, ressalta o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %