Esses famosos espaços de Brasília foram os cenários de programação especial, que convidou a população a adotar práticas mais sustentáveis
Junho de 2023. Coordenado no Brasil pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o projeto “Cada Lata Conta” realizou uma nova edição do International Recycling Tour — campanha de conscientização que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e apoia iniciativas que fomentam um estilo de vida mais sustentável.
Para celebrar a data, a entidade realizou nos dias 3 e 4 no Parque da Cidade e no Eixão do Lazer, respectivamente, uma programação especial para mobilizar o consciente coletivo sobre a importância da reciclagem. Durante os dois dias de ação, catadores da cooperativa Centcoop coletaram latinhas de alumínio e, com mochilas que refletem o objetivo da campanha, disseminaram mensagens sobre sustentabilidade, provocando consciência ambiental e convidando os participantes a reciclar as latas vazias.
Realizado simultaneamente em 16 países, o “Cada Lata Conta” tem a nobre missão de ecoar a mensagem “As latas de alumínio são recicláveis para sempre” e incentivar as pessoas a fazerem sua parte com o intuito de tornar realidade uma economia verdadeiramente circular, como explica Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas.
“Além de pertinente e oportuna, esta é uma ação muito importante, da qual temos orgulho de fazer parte. Não vamos apenas conscientizar as pessoas, estamos também protegendo o meio ambiente, promovendo inclusão social e gerando renda aos catadores. Somos especialistas em reciclagem e temos muito orgulho de levar essa mensagem de sustentabilidade para cada vez mais pessoas”, observou.
O executivo destacou também o sucesso do Brasil como importante reciclador de latas de alumínio em todo o mundo, aliás, motivo de comemoração para o setor.
“Temos o inédito índice de 100% de latinhas de alumínio recicladas no Brasil, que foi alcançado em 2022. É um número expressivo, que nos coloca em evidência no cenário mundial. Essa forte cultura de reciclagem de latinhas carimbou, inclusive, o nome do Brasil no Livro dos Recordes, o Guinness Book, quando conquistamos o título de evento que coletou o maior volume de latinhas para reciclagem no mundo, chegando a quase dez toneladas registradas no Carnaval do Rio de Janeiro de 2023”, celebrou o presidente.
Projeto supera fronteiras
A iniciativa inspiradora vai ser realizada também na Áustria, Bélgica, Brasil, República Tcheca, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Montenegro, Países Baixos, Polônia, Romênia, Sérvia, Espanha e Reino Unido.
“Ao nos reunirmos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e abraçar o infinito potencial da reciclagem de alumínio, temos como objetivo inspirar a mudança de comportamento e ajudar que a reciclagem de 100% das latas na Europa e em outros locais seja atingida. É por isso que convidamos todos — consumidores, autoridades locais, marcas e organizadores de eventos — a unirem forças e encontrar melhores maneiras de reciclar no dia-a-dia, enquanto se divertem”, afirma David Van Heuverswyn, Diretor do Cada Lata Conta Europa.
Sobre o Cada Lata Conta (CLC)
O Every Can Counts, ou Cada Lata Conta no Brasil, é um programa internacional de conscientização ambiental e promoção da reciclagem da lata de alumínio para bebidas, que está presente em 20 países da Europa há 14 anos. No Brasil, foi lançado em 2021 e está sob a coordenação da Abralatas. Hoje, é um programa líder na promoção da reciclagem de latas de alumínio, com centenas de eventos em todo o mundo, incluindo os de grande porte internacionais como o Tour de France, MotoGP e o festival Exit.
O que rolou: Ação do Cada Lata Conta com catadores de latinhas que levam mensagens de conscientização sobre a reciclagem:
– Dia 3 de junho, sábado, no Parque da Cidade, estacionamento 11.
– Dia 4 de junho, domingo, no Eixão do Lazer Norte, 209/210 Norte.
Horário: 9h às 17h
Galeria de fotos – Parque da Cidade – Acervo/Cada Lata Conta (First View)