O penúltimo fim de semana do torneio a nível local vai movimentar o campo sintético da QE 38 do Guará 2 a partir das 8h
A Taça das Favelas Brasília 2022 está nas últimas etapas, com os confrontos da semifinal já neste sábado (1º/10), um dia antes das eleições. Os jogos começam às 8h com as duas partidas da categoria feminina: Ceilândia Norte x Ceilândia Sul e São Sebastião x Vila DVO. Em seguida, é a vez dos confrontos da categoria masculina, com Águas Lindas x Riacho Fundo 1 e Guará x Varjão.
Idealizado pela Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF), o campeonato de futebol está na 5ª edição e é voltado para jovens talentos que moram na periferia do Distrito Federal e entorno. Os jogos de semifinal serão realizados no campo sintético da quadra 38 do Guará 2, onde vem ocorrendo desde os confrontos da 1ª fase, que começaram em 4 de setembro.
Neste ano, a Taça começou com 46 times em Brasília, sendo 32 masculinos e 16 femininos. Os jogos da 1ª fase tiveram sistema de ida e volta, ou seja, dois times se enfrentaram duas vezes para definir os confrontos das oitavas de final, realizados no último sábado (24/09). Os times femininos, devido à menor quantidade, foram direto para as quartas de final no domingo (25/09), mesmo dia em que as quartas de final masculinas ocorreram.
A final local do torneio está marcada para o dia 8 de outubro, com transmissão ao vivo pela TV Globo Brasília a partir das 14h. Já a final da competição a nível nacional, que será disputada entre a Taça brasiliense e as demais 17 cidades que estão realizando o campeonato, está marcada para 19 de novembro, também com transmissão ao vivo pela Globo.
Taça das Favelas Brasília 2022
A Taça das Favelas começou no Rio de Janeiro, há 10 anos, e já existe em 18 estados atualmente, cada um com seu formato. Alguns estados contam somente com times masculinos, enquanto outros também incluem times femininos. Considerado o maior campeonato de futebol de favelas do mundo, o projeto busca incentivar a prática esportiva nas comunidades periféricas e trazer oportunidade para jovens atletas.
No Distrito Federal, o torneio existe desde 2016, quando teve o nome de Taça das Quebradas, com idealização da Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF). Em 2017, passou a se chamar Taça das Favelas. A terceira edição foi realizada em 2019 e a quarta e última, em 2021, com o prêmio da categoria masculina para o time de Samambaia Sul e o da feminina para Ceilândia Norte. Na edição 2022, a realização do campeonato é do Projeto SA, em parceria Cufa-DF e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, que fomenta a iniciativa.
Cronograma:
03/09 – sábado – Congresso técnico
04/09 – domingo – Abertura e início dos jogos da 1ª fase
10/09 – sábado – Jogos da 1ª fase
11/09 – domingo – Jogos da 1ª fase
17/09 – sábado – Jogos da 1ª fase
18/09 – domingo – Jogos da 1ª fase
24/09 – sábado – Oitavas de final da categoria masculina
25/09 – domingo – Quartas de final das categorias masculina e feminina
01/10 – sábado – Semifinal masculina e feminina
08/10 – sábado – Final masculina e feminina DF
19/11 – sábado – Final nacional
Fotos: Partida do 4º fim de semana da Taça das Favelas Brasília 2022 (Crédito: Claudio Reis)